MANIFESTO

MANIFESTO

Um sistema de moda circular

A indústria têxtil e de vestuário portuguesa está a adotar a reciclagem, o upcycling e a redução de desperdício para criar um sistema circular focado na durabilidade, reparação e sustentabilidade.

Com um forte compromisso com a qualidade e produção ética, marcas e retalhistas em todo o mundo têm agora ao seu dispor soluções mais sustentáveis, reduzindo o consumo de energia e químicos, enquanto desenvolve novas fibras e acabamentos reciclados.

deslize
MANIFESTO
MANIFESTO
MODAPORTUGAL tem apoiado esta evolução, desde a internacionalização à transição digital e sustentável, incentivando as empresas a adotarem práticas circulares e a tornarem-se mais responsáveis social, económica e ambientalmente.

Radar Legislativo

Aqui encontrará a legislação mais recente relacionada com a indústria da moda, destacando as novas exigências e prazos de implementação.

Uma mudança radical rumo à moda sustentável na Europa.

O Pacto Ecológico Europeu, adotado em 2019, é um plano estabelecido para alcançar a neutralidade carbónica até 2050, impulsionando a transição da Europa para uma economia moderna, competitiva e circular. Um dos seus pilares principais é o Plano de Ação para a Economia Circular da União Europeia, com 35 medidas focadas no design sustentável de produtos, na circularidade dos processos produtivos e na capacitação dos consumidores. Atualmente, 16 diretivas estão a ter impacto direto nos setores têxtil e de vestuário. Cada uma define metas específicas, sendo que os países têm dois anos para integrá-las na respetiva legislação nacional.

Ecossistema Circular

Explore o mapa dos fluxos futuros e os principais elementos operacionais que impulsionam a circularidade.
Circular Ecosystem

Conheça nossas ações

Eventos para orientar as empresas em direção à sustentabilidade e à circularidade.