“Como empresa de produtos químicos a operar há mais de 25 anos, entendemos que era a altura de fazer a transição e acreditamos, mais uma vez, que a ciência é a resposta para todas as necessidades e todos os problemas que enfrentamos hoje”, afirma Ricardo Costa, CEO da NGC.
A empresa desenvolveu produtos biológicos aplicáveis a todas as fibras, substituindo os petroquímicos sem necessidade de alterações industriais. A t-shirt, produzida pela Impetus, utilizou biodetergentes de microrganismos marinhos, bioamaciadores de microalgas e pigmentos naturais provenientes de agricultura regenerativa.
Com o investimento na empresa turca Anatolian Dyes, a NGC passou também a dominar os pigmentos biológicos, processando já mais de 20 toneladas de têxteis por semana. Além de sustentável, a tecnologia é mais económica: permite poupar até 40% de energia e 30% de água, com um custo de processamento de apenas 0,80 euros por peça.
“Já não há desculpa do preço, já não há desculpa do escalonamento. O No Petrol hoje veio revolucionar completamente o mundo da moda”, sublinha Ricardo Costa, que quer agora conquistar o mercado global a partir de Portugal. “Está no ADN da NGC - Next Generation Chemistry. Temos que deixar de falar e temos que começar a agir. Temos que começar a fazer a diferença”, conclui.