O projeto surgiu dentro da Pedrosa & Rodrigues como resposta à necessidade de dar novo destino aos desperdícios produtivos. «Levou-nos a pensar numa solução interna de melhoria e otimização do processo. Ou seja, o que é que podemos fazer para rentabilizar aquilo que vai para o lixo, salvaguardar o nosso planeta de consequências maiores no futuro», explica Olga Soares, responsável de desenvolvimento de negócio da Circlo.
A Circlo aposta em parceiros locais e processos transparentes. «São parceiros certificados, que acreditam naquilo que estamos a fazer e, em conjunto, conseguimos apresentar os produtos. A melhor parte é que temos tudo ao lado – num raio de 20 a 50 quilómetros conseguimos fazer tudo», realça Olga Soares.
Durante a apresentação na Première Vision, realizada na área Smart Creation, dedicada às inovações sustentáveis, a marca despertou o interesse de profissionais internacionais. Olga Soares, que apresentou o projeto vestindo um conjunto produzido com uma das malhas recicladas da coleção, revelou que a estratégia da Circlo assenta em três áreas de negócio: a coleção própria de malhas circulares, a valorização de materiais pós-industriais para soluções personalizadas e, no futuro, um circuito totalmente fechado que incluirá o reaproveitamento de vestuário pós-consumo e soluções logísticas associadas.
O objetivo, segundo Olga Soares, é afirmar a Circlo como 100% sustentável. “Se é para ser sustentável, então vamos ser sustentáveis e, demore o tempo que demorar, vamos chegar lá”.
Para já, o foco está no crescimento gradual. “O mais importante, nas primeiras fases, é dar a conhecer aquilo que somos e o que fazemos. Criar confiança nos clientes que temos, sem dúvida alguma. Porque isso vai fazer abrir portas para o resto do mundo”, conclui.